quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Aula 3 - Reflexões

Discutimos em sala sobre o que tínhamos compreendido acerca do texto de André Lemos Cunha -"Cibercultura: alguns pontos para compreender nossa época". Falamos sobre o já não tão absoluto termo "Cibercultura", atualmente referenciado apenas como "Cultura Digital" e com grandes perspectivas de ser denominado, num futuro breve, de forma ainda mais singela, algo como "Cultura". 

A professora pontuou quanto a fragilidade e ineficiência das costumeiras relações verticalizadas no âmbito escolar entre alunos e professores, já não tão condizentes com o mundo que vivemos. A aposta de que as tecnologias transmutarão também estas relações, outrora verticalizadas em horizontalizadas, aproximando e dinamizando ainda mais a construção daquilo que liga, "conecta", aproximando o professor do aluno é a aposta para o agora.

Citou o documentário "Quando sinto que já sei", sobre a educação alternativa, onde os alunos são protagonistas na aquisição do seu conhecimento e a escola foge bastante de seu "lugar comum". Vídeo do documentário logo abaixo.
Citou também que os games atualmente são objetos de estudos e os mesmos já corroboraram na constatação de que muitos auxiliam no desenvolvimento daqueles que os jogam. 

O professor, por fim, precisa estar familiarizado com as novas tecnologias, precisa refletir sobre outros modelos interessantes para os seus alunos, afinal, o mundo mudou e, da mesma forma, a clientela dessas escolas tem e traz outras expectativas, anseios. O grande desafio é saber conjugar o que já tem resultado com as novas propostas tecnológicas que tanto falamos.

Não podemos pensar "educação", especialmente para crianças e jovens, sem pensar na questão "espaço".  É necessário um local amplo que traga a possibilidade de atividades mil para ambas as fases.

A Cultura Digital é muito além de ter acesso à rede. Ela perpassa pelo que compreendemos quanto democracia. É muito além de ter blogs ou ter cadeira cativa em redes sociais diversas. A democracia, através da cultura digital é, na verdade, a grande questão.



2 comentários:

  1. Muito boa sua colocação. Devemos lembrar que não é uma substituição e sim um acréscimo.

    P.S se er coloqeu em sua lista de blogs o meu blog da matéria também, o que está lá é o meu particular sobre música.
    http://educar-tecnologico.blogspot.com.br/

    Espero qeu voce goste dos dois.

    ResponderExcluir
  2. Valeu! Vou colocar seu blog sim. Gosto muito de música.

    ResponderExcluir